Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Prêmio no Congresso Brasileiro de Patologia das Construções 2016

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2016, 19h43 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2016, 19h43 | Acessos: 1697

Os alunos do Campus de Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA), da turma de Engenharia Civil (2012), conquistaram uma importante premiação no Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT), durante participação no concurso Quiz de Patologia (PATQUIZ).

O congresso é nacional, este ano, foi realizado em Belém do Pará, no Centro de Eventos Benedito Nunes, nos dias 18 a 20 de abril. A premiação colabora para o reconhecimento da preparação dos alunos em nível nacional, pois participaram estudantes de várias regiões do País.

PATQUIZ - O concurso ocorreu em diferentes etapas de eliminação, sendo que cada equipe, composta de três membros, sorteava o número correspondente à pergunta e tinha cinco segundos para responder. A avaliação ocorria pela comissão julgadora que fazia parte da organização do congresso. A equipe civiltuc-12, da Engenharia Civil do Campus de Tucuruí – turma de 2012, foi composta pelos alunos Thaís Valadares, João Pedro Sousa e Michelli Souza.

A professora Taiza Ferreira, responsável pela disciplina de Patologia das Construções, ressalta que “uma das fases mais tensas foi a semifinal, quando a equipe civiltuc-12 concorreu com a FEI, uma das faculdades mais renomadas do País na Engenharia e vencedora da maioria dos concursos estudantis desta área”.  Ao final da premiação, os alunos do Campus de Tucuruí “perceberam que eles têm capacidade e conhecimento para competir com alunos de várias universidades do País, inclusive as mais renomadas”, observou Taiza Ferreira.

Experiência - O principal objetivo da participação da UFPA no concurso foi para saber como estaria o pensamento dos alunos em assuntos relacionados à área de Engenharia Civil. A troca de ideias com outras instituições foi importante. Segundo Taiza Ferreira, “a finalidade era ter o máximo de participação possível no evento e também para saber se seus conhecimentos estavam ao nível dos alunos de outras instituições”.

Evento – A programação do CBPAT, além do PATQUIZ, teve minicursos, palestras, sessões científicas, sessões de pôsteres e seminário internacional com apresentação de três temas: "Melhores filmes de passivação com menor pH: novas descobertas sobre o mecanismo de passivação das armaduras em estruturas de concreto", com o prof. ph.d. Mauricio Mancio (UNISINOS/Berkeley); "Rehabilitación de edificios histórico-artísticos", com o prof. ph.d. Enrique Gonzalez Valle (Univ. Poli. de Madrid) e "Casos internacionais de aplicação de materiais", com o ph.d. Holger Schmidt (MC-Bauchemie).

O objetivo do congresso foi gerar debates sobre a qualidade, patologia e recuperação de estruturas  importantes para a construção civil, para a divulgação de pesquisas científicas relacionadas aos temas da área e também para a integração dos profissionais que fazem parte e estão envolvidos com o campo de conhecimento. Os temas abordados foram os de mecanismos de deterioração, manifestações patológicas; técnicas de reabilitação, reparo e reforço; patrimônio histórico; ensaios destrutivos e não destrutivos.

 

Texto: Fábio Xavier  – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Divulgação

Fim do conteúdo da página