Inscrições para o Auxílio Permanência 2015 iniciam no próximo dia 19

Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 12h37 | Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2015, 12h26 | Acessos: 3675

As inscrições para o processo seletivo do Auxílio Permanência 2015 nas modalidades Permanência e Moradia iniciam no dia 19 de fevereiro.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrições para o Processo Seletivo do Auxílio Permanência, destinado a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAIE), disponibilizará 1.920 auxílios para o ano de 2015, 40% desse total será reservado a novos candidatos e 60% a candidatos em renovação e assistidos pelo auxílio emergencial.

As inscrições iniciam-se no dia 19 de fevereiro e seguem até o dia 20 de março, devendo ser feitas pela internet, por meio do site do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. Segundo o edital de seleção, a garantia do auxílio depende ainda de visitas domiciliares realizadas por assistentes sociais da UFPA. Estas visitas serão ampliadas para garantir maior eficiência na seleção. Confira aqui o edital.

O objetivo do Auxílio é promover a permanência do aluno no curso, evitando a evasão por motivos de dificuldades financeiras, e garantir a diplomação no ensino superior em tempo regular, dando condições a esse aluno para ingressar no mercado de trabalho como profissional. Para se candidatar ao auxílio, é necessário possuir renda familiar de até três salários mínimos, estar regularmente matriculado no curso de graduação da UFPA, não possuir diploma de curso superior, entre outros critérios previstos no edital.

As modalidades de auxílio são Permanência e/ou Moradia. O discente contemplado com uma das modalidades vai receber o auxílio financeiro no valor de R$ 350,00 (Permanência) para custear despesa com transporte, alimentação, material didático-pedagógico. Os que forem contemplados com a modalidade Moradia receberão o auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 para auxiliar nas despesas com aluguel.

Inscrições – As inscrições ocorrem em duas etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos", e esses procedimentos devem ser realizados no período que vai de 8h do dia 19 de fevereiro até às 17h do dia 20 de março de 2015.

Inscrição no Sistema: na primeira etapa o discente terá que acessar Sistema Gerencial de Assistência e Integração Estudantil (site do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST) e inscrever-se no Auxílio Permanência 2015. Os candidatos têm a opção de solicitar a modalidade Permanência, a modalidade Moradia ou as duas. Em seguida deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado. É importante destacar que apenas a modalidade Moradia permite o acúmulo com outros auxílios e bolsas.

Envio de Documentos: Os discentes do campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital EXCLUSIVAMENTE por meio do SIGAEST em arquivo de imagem (salvo no formato JPG). Já quem estuda nos demais campi, poderá enviar sua documentação tanto por meio do SIGAEST como pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus ou polo em que estuda.

Alertamos aos discentes interessados, que a leitura do Edital na integra se faz necessário para o esclarecimento de todas as duvidas.

Atenção - A Assistente Social Simone Silva, coordenadora de Assistência Estudantil, em exercício, chama a atenção para a importância de se ler atentamente o edital. Segundo ela, muitos candidatos são desclassificados por não se atentarem a requisitos básicos do edital, como renda e composição familiar. “Há casos de estudantes que se enquadram no perfil do programa, porém são indeferidos por que desconhecem os critérios de seleção”, esclarece a coordenadora.

Processo seletivo do Auxílio Permanência 2015
Inscrições: de 19 de fevereiro a 20 de março de 2015
Clique aqui para ler o edital
Confira o Calendário do Processo Seletivo clicando aqui.
Mais informações: (91) 3201-7925.

Texto e arte: Divulgação / Proex

Qualquer outra informação, favor dirigirem-se à sala da Divisão de Extensão e Assistência Estudantil do Camtuc, sala 20, Campus Usina, no horário de 08h:30 ás 12h:00 e de 14h:30 ás 17h:30 de segunda á sexta-feira.

registrado em: ,