Progep realiza Pesquisa de Clima Organizacional entre servidores

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 18h26 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 18h37 | Acessos: 2024

A UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), de 13 de abril a 15 de maio de 2015, vai realizar sua primeira Pesquisa de Clima Organizacional.

A ação tem por objetivo identificar a percepção dos servidores acerca de fatores, como: condições ambientais, capacitação, informação, relacionamento interpessoal, reconhecimento, inovação, processos, entre outros que afetam, direta ou indiretamente, o ambiente de trabalho.

Para a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, responsável pela ação, a pesquisa de clima deve ser compreendida como um importante instrumento de gestão, capaz de medir o grau de satisfação dos servidores e nortear os gestores para alcance dos objetivos estratégicos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “A pesquisa é uma ótima oportunidade para que o servidor manifeste sua opinião e aspirações acerca da Instituição, fornecendo à administração orientações imprescindíveis para a tomada de decisões, proporcionando um clima organizacional ainda mais positivo e cooperativo na Universidade”, afirma.

O link para acesso ao questionário da pesquisa será enviado para o e-mail do servidor. Caso o servidor não o receba, deverá solicitar seu envio para o gestcom@gestcomufpa.org. O preenchimento do questionário consiste em atribuir a cada assertiva uma nota em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 7 (concordo totalmente). A confidencialidade das respostas será assegurada, não sendo necessária a identificação do respondente, que apenas deverá informar seu perfil ao fim do questionário.

Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados. “De posse do diagnóstico apontado pela pesquisa, as unidades da UFPA serão convidadas a elaborar o Plano de Melhorias do Clima, no qual serão prescritas ações interventivas de curto, médio e longo prazos para correção e melhoria do Clima Organizacional”, é o que explica a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Edilziete Eduardo de Aragão.

Acerca da relevância da ação, o reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, afirma que a pesquisa impactará no desenvolvimento institucional, uma vez que trará informações importantes para nortear o planejamento e a formulação das políticas internas da Universidade. “É muito importante que os servidores participem efetivamente da pesquisa, a fim de que tenhamos informações seguras sobre o seu grau de satisfação em relação ao ambiente de trabalho e suas aspirações profissionais”, declarou.

Serviços:

Link para perguntas frequentes.
Mais informações: gestcom@gestcomufpa.org ou assessoriaddd@ufpa.br e (91)3201-7331.

Texto e imagem: Assessoria/Progep