Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 13h11 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 14h43 | Acessos: 1074

Nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

 

É provável que a maior parte da população não conheça essa data comemorativa e de luta, e uma possível resposta para isso é a total exclusão a qual estão submetidas/os as/os travestis e transexuais em todo o país.

O retrato da marginalidade dessa população é igual de norte a sul do país. A violência que vivenciam se repete de forma sistemática, seja pela exclusão no mercado de trabalho, ou pelas humilhações no ambiente escolar, ou ainda a total rejeição social a que são inferidas, violações que terminam muitas vezes em assassinatos.

Na maior parte de nosso país não há política pública voltada a essa população. Poucos entendem se tratar de uma questão de gênero, e que essa discriminação é baseada no machismo que condena o masculino que “quer ser” feminino, ou vice-versa. Resultado disso é que, segundo pesquisas, dentro dos segmentos LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), os que mais sofrem violência são os segmentos de travestis e transexuais.

Acreditamos que temos que combater à discriminação contra travestis e transexuais e na busca do reconhecimento e respeito à identidade de gênero dessa população.

Aproveitamos então, esta data, para fazer um apelo, a todos gestores e gestoras de políticas de direitos humanos, segurança pública, justiça, cidadania, assistência social, educação, trabalho, emprego e todas políticas sociais no Brasil: se atentem com olhar mais sensível ao combate da exclusão e discriminação sofrida por travestis e transexuais.

 

Fim do conteúdo da página