Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) oferta cursos

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2015, 20h10 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2015, 20h20 | Acessos: 1644

O GEDAE da UFPA está com inscrições abertas para o curso "Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos".

As aulas serão de 25 a 27 de junho. O curso é destinado a estudantes e profissionais. O conteúdo reúne introdução ao panorama energético nacional, mais legislação e etiquetagem nos projetos, obras e licitações; sistema geral de classificação e sistemas de edificação (iluminação artificial e condicionamento de ar).
No programa constam, ainda, Equação Geral e pontuação final da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e Método Prescritivo (pré-requisitos gerais e específicos, classificação da envoltória, do sistema de iluminação e do sistema de condicionamento de ar).
As aulas (16 horas presenciais e quatro à distância) serão ministradas pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), grupo sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e à Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) da UFPA.
O GDAE é um dos laboratórios multiplicadores da Rede Nacional de Eficiência Energética em Edificações (R3E) que foram financiados e capacitados pela ELETROBRAS. Ele possui consultores especialistas em Eficiência Energética em Edificações.
Os professores serão a arquiteta Heliana Ceballos Aguilar (coordenadora) e o engenheiro Dr. Marcos Barros Galhardo.
São ofertadas 30 vagas, sendo que é necessário atingir o mínimo de quinze alunos para a montagem da turma.
As inscrições estão sendo realizadas no laboratório do GDAE, no campus Guamá da UFPA. Mais informações com Rosi Costa pelo telefone (91) 3201-7299 ou email rosicosta@ufpa.br. O investimento é de R$ 700,00 para profissionais e R$ 400,00 para estudantes.

 

Da Redação
Portal FADESP

Fim do conteúdo da página