Conheça o Projeto Tela Crítica no Camtuc

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 13h05 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 14h28 | Acessos: 2089

APRESENTAÇÃO

O projeto TELA CRÍTICA NO CAMTUC é uma iniciativa da Divisão de Extensão, para produzir diálogos e reflexões sobre temas dos conteúdos curriculares de formação geral das Engenharias, com a iniciativa de promover a inclusão dos Temas Transversais no decorrer do processo de formação.

Entende–se aqui por temas transversais o conjunto de assuntos e conteúdos de natureza social, que não se configuram como disciplinas, tem características interdisciplinares e precisam ser tratados de forma transversal na matriz curricular (BRASIL, 1998). Além de trabalharmos os conteúdos curriculares previstos para os cursos de engenharia: Relações étnico-sociais, História e Cultura Afrodescendentes, Educação em Direitos Humanos e Políticas de Educação Ambiental.

O Projeto Tela Crítica busca ir além do próprio objeto em si da investigação. Na verdade, trata o filme como pretexto a reflexão capaz de propiciar, um campo de experiência crítica voltado para o conhecimento verdadeiro da totalidade social, buscando "dialogar" com elementos do filme a realidade existente.

O Projeto que apresentamos resulta de mobilização e esforços da contribuição dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil em promover políticas públicas para o avanço de uma educação superior de qualidade.

A Lei 10639 e, posteriormente, a Lei 11645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância da universidade promover a necessária valorização das matrizes culturais que fi- zeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos.

A Lei 10639, o Parecer do CNE 03/2004 e a resolução 01/2004 são instrumentos legais que orientam ampla e claramente as instituições educa- cionais quanto a suas atribuições. No entanto, considerando que sua adoção ainda não se universalizou nos sistemas de ensino, há o entendimento de que é necessário fortalecer e institucionalizar essas orientações, objetivos desse documento. Que este projeto seja um passo decisivo para a construção de uma educação com qualidade social e de uma sociedade mais justa e equânime e pela necessidade da formação dos discentes da UFPA CAMTUC.

Com a implementação do projeto TELA CRÍTICA queremos proporcionar aos discentes amplo debate, referente aos temas transversais de  acordo com os conteúdos curriculares, propiciara reflexão  dos  temas abordados,  através  dos filmes e propor caminhos para mudanças que possam ser beneficiadas para toda a comunidade acadêmica gerando respeito e valorização de todos.

A extensão universitária atua como um importante elo entre os diversos atores sociais e faculta o diálogo da diversidade na sociedade e tem como desafio incorporar a extensão ao processo regular de formação universitária.

O projeto fará parte da agenda anual da divisão de extensão, sendo realizado bimestralmente no campus de Tucuruí.

Confira o Próximo Evento Aqui.

ORGANIZAÇÃO

Divisão de Pesquisa e Extensão Marta