Página inicial > Últimas Notícias > Campus Universitário de Tucuruí realiza entrega de kits de higiene e limpeza e cestas básicas à comunidades quilombolas da região do lago de Tucuruí

• Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 14h20
  • Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 12h56

Foram entregues ao todo 100 kits e 19 cestas básicas às comunidades quilombolas Vila de Acaputeua e Vila de Pederneiras. O professor Wanderlan Montão da Silva que é Coordenador Estadual de Mobilização da COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS, pesquisador do Programa Universidade no Quilombo - GESCEd - UFPA campus Castanhal e servidor público Municipal - SEMEC-TUCURUÍ foi quem conduziu a visita às comunidades e apresentou os locais à equipe da UFPA. A docente e vice-coordenadora do Campus Universitário da UFPA Campus Tucuruí, Drª. Viviane Santos foi mediadora em conseguir esta parceria que beneficiou essas famílias carentes ribeirinhas.

Os kits foram provenientes de parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) e MALUNGU - Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará. As cestas foram doações da Campanha UFPA Contra a Fome, que já beneficiou em outras entregas diversas famílias carentes de Tucuruí. Na Vila de Acaputeua foram entregues 55 kits e 13 cestas básicas ao presidente da associação de moradores Moisés Moraes Lacerda. Na Vila de Pederneiras foram entregues 45 kits e 6 cestas à presidente da associação de moradores Marcelina Campos Igreja. Os presidentes das associações receberam as doações e realizaram a entrega aos moradores. Também estiveram presentes e acompanharam as entregas o Secretário da Associação da Vila de Acaputeua Hugo Deleon e o Advogado Ezequiel Sousa Silveira prestando apoio jurídico.

O objetivo desta ação foi amenizar os impactos causados com a pandemia. A discente quilombola da Vila de Pederneiras Fernanda Silva, do curso de Turismo do Camtuc falou da importância em poder aprender e ajudar sua comunidade.

Na ocasião o professor e Coordenador Geral do Campus Universitário de Tucuruí Dr. Wassim Raja El Banna fez seus agradecimentos pela recepção calorosa dos ribeirinhos, pela parceria com o professor Wanderlan e colocou a Universidade Federal do Pará à disposição dos mesmos. Vale ressaltar que a campanha UFPA Contra a Fome continua aceitando doações para que mais famílias possam ser ajudadas.

Clique aqui e veja aqui o vídeo no YouTube

Texto, Fotos e Vídeo: Assessoria de Comunicação Institucional do Camtuc