Página inicial > Últimas Notícias > UFPA no Quilombo: Amostra culinária da Vila de Crioulas

UFPA no Quilombo: Amostra culinária da Vila de Crioulas

• Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 18h46
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 19h35

Localizada às margens do rio Tocantins e pertencente ao município de Breu Branco-PA encontra-se uma comunidade quilombola regada de muita beleza e muitas riquezas, tanto nas histórias de seu povo, quanto no meio ambiente e artesanato, com um destaque merecido à culinária local.

Recebidos com um delicioso café da manhã no último sábado dia 04 de dezembro pelos quilombolas da Vila de Crioulas, uma equipe da UFPA pôde apreciar as delícias da região. A Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Tucuruí foi convidada a prestigiar um evento que trouxe muito destaque para a Vila de Crioulas, uma amostra de culinária local, que mostrou aos visitantes as delícias e os temperos utilizados ao longo de muitos anos pelos quilombolas.

Após o café da manhã a comunidade foi convidada a conhecer um pouco da importância da Universidade para esta região, através da fala dos docentes e das coordenações do Campus, NDAE e Tecnolago que se reuniram na escola Castro Alves. A UFPA se faz cada vez mais presente na vida do povo e busca fortalecer ainda mais esta relação com a possibilidade do desenvolvimento de diversas ações que podem também beneficiar estas comunidades. Os representantes da Associação de Remanescentes Quilombolas de Vila de Crioulas – ARQVIC, Jocinaldo, popular Zequinha e o tesoureiro Sarg. da Silva fizeram seus agradecimentos à UFPA e às comunidades vizinhas que também estavam presentes, da Vila de Acaputeua e Vila de Pederneiras, e reforçaram que estarão sempre de “portas abertas” para receber a universidade.

Em seguida o prof. Wanderlan Montão da Silva, membro do movimento Coalizão Negra por Direitos, e que foi o mediador entre a Universidade e a Comunidade, fez uma palestra a todos os presentes, explicando como se dá o processo de formação de comunidades quilombolas. Todos ficaram encantados com as explanações, tendo em vista que o processo histórico e cultural merece ser cada vez mais valorizado por todos. Como forma de valorizar ainda mais esta cultura, o prof. Wanderlan falou sobre um livro escrito pelo prof. Rusevelt Silva Santos,  que é pós-graduado em história e cultura indígena e afro-brasileira. O livro intitulado: Felipa a Guerreira da Amazônia,  é de fundamental importância, pois foi Felipa Aranha que ao longo dos anos foi responsável pelo surgimento dos quilombos na região do baixo Tocantins, inclusive da Vila de Crioulas.

O prefeito municipal de Breu Branco também esteve presente para prestigiar este grande momento e falar dos investimentos para que se tenha mais acesso ao local e do grande potencial turístico da região, principalmente pelas belas praias, além disso também foi feita a cobertura pela TV Floresta do SBT, que entrevistou o prefeito, a UFPA e os representantes da comunidade.

Logo após um delicioso almoço com diversas comidas preparadas especialmente pelos quilombolas para receber os visitantes, foi dado início ao grande desafio: Uma degustação com a escolha do prato típico oficial que representaria a Vila Quilombola de Crioulas. Foram apresentados quatro pratos que encantaram os jurados, sendo a escolha do vencedor muito difícil, pois todos os pratos, só de olhar já deixavam todos com "água na boca".

Os pratos apresentados para escolha foram:

Galinha caipira com castanha do Pará;

Traíra na panela de pressão;

Peixe assado empalhado na folha de bananeira;

Filhote ao molho.

Após as votações encerradas, o prato vencedor com a maior pontuação foi o Peixe assado empalhado na folha de bananeira feito por Adriana Rodrigues. Este foi o prato oficial escolhido para representar a Vila de Crioulas. Os jurados reforçaram que todos os pratos estavam de parabéns, e se sentiram muito privilegiados por provar dessas delícias feitas com temperos centenários, passados por gerações, que podem ser considerados segredos dessa riquíssima culinária com potencial para fazer sucesso tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Tucuruí