Página inicial > Últimas Notícias > Alunos ingressantes dão início a jornada universitária com a Recepção Dos Calouros

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 13h17
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 15h26

Estudantes das engenharias sanitária e ambiental, de computação e elétrica ingressaram ao ambiente acadêmico no dia 24/08/2023, com a recepção organizada pela coordenação da UFPA no Campus Universitário de Tucuruí. Os alunos deram partida em sua jornada universitária através de palestras introdutivas ao funcionamento das diversas conjunções que compõem o corpo docente e discente da universidade. Todo o evento foi transmitido em live no facebook do Camtuc.

O encontro teve início às 8:00 com a apresentação da coordenação do campus e os diretores das faculdades. Em seguida, a assistente social Daniela Lopes e o pedagogo João Batista discorreram sobre a Assistência Estudantil e os seus subsequentes programas oferecidos no Camtuc.

Às 9:30, a palestra sobre a divisão de pesquisa e extensão foi apresentada  pela pedagoga Marta Macedo, onde os alunos tiveram conhecimento sobre definições da iniciação científica e as ações extensivas que a UFPA tem de exercer como universidade e sua exímia importância para com a sociedade.

A partir das 09:50, o secretário acadêmico Novax Reis deu orientações sobre a operacionalização do Sigaa e instruções sobre os procedimentos de matrícula pela plataforma.

O encontro recebeu sua última palestra às 10:50 com a  pedagoga Rosinete Macedo, onde foram abordados dois temas: a construção da identidade universitária e a política de enfrentamento à discriminação, assédio e outras formas de violência no âmbito da Universidade Federal do Pará. Foi discutido a relevância do hábito da organização de estudos que o universitário deve ter e a valorização de práticas de absorção de conhecimento, assim como questões de respeito em ambientes acadêmicos e profissionais.

No período da tarde, às 14h, foi realizado a parte da recepção organizada pelos centros acadêmicos, onde os os alunos veteranos apresentaram para os ingressantes os laboratórios, a localização dos setores de operação e os projetos vigentes do campus.

Texto e Imagens: divisão de comunicação UFPA.