Página inicial > Últimas Notícias > 3° Roda de conversa com os Discentes Quilombolas

3° Roda de conversa com os Discentes Quilombolas

• Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h32
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h32

A 3° Roda de conversa com os Discentes Quilombolas ocorreu no dia 4 de outubro de 2023 na Universidade Federal do Pará no campus Tucuruí, com o tema ENTRAR E PERMANECER. DESAFIOS E DIFICUDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES QUILOMBOLAS PELA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.  A roda de conversa teve como objetivo instigar os Discentes a relatar sobre a sua vivência na Universidade e fora dela com o intuito de saber o porquê os Discentes desistem dos cursos.

Durante a conversa os Discentes relataram algumas dificuldades enfrentadas no seu cotidiano e a que mais foi enfatizada foi a questão financeira e a dificuldades nas disciplinas de cálculo.

Em seguida, foi colocado em pauta a construção de uma sala para que possa ser formado uma ADQ (Associação dos Discentes Quilombolas) no Campus onde os Discentes possam ter um lugar para buscar informações e ajuda sobre as bolsas Permanência, CADGEST entre outros.

Foi também sugerido uma manhã cultural no dia 20 de novembro para promover a cultura dentro do Campus com apresentações do Samba de Cacete do Quilombo de Umarizal e Dança da Feijoada da comunidade de São Bernardo.

Texto: Divisão de Assistência e Acessibilidade Estudantil.

Arte: Divisão de comunicação.