Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias - Destaque > Aluno de Projeto de Extensão fica em 2º no Prêmio Jovem Cientista
Início do conteúdo da página

Aluno de Projeto de Extensão fica em 2º no Prêmio Jovem Cientista

Moisés Lopes Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Rui Barbosa, em Tucuruí, o 1º Lugar no Prêmio Jovem Extensionista, na XVII Jornada de Extensão.

O desenvolvimento de um tubo orgânico com resíduos de peixe transformado em fertilizante rendeu ao aluno Moisés Lopes Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Rui Barbosa, em Tucuruí, o 1º Lugar no Prêmio Jovem Extensionista, na XVII Jornada de Extensão, e 2º lugar na categoria estudante do ensino médio do 28º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. Moisés é bolsista de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte do “Laboratório de Engenhocas na Escola Rui Barbosa”, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Juntamente com o orientador e professor Paulo Sérgio, o aluno desenvolveu um excelente fertilizante ecológico no Projeto “Feira de Ciências”, que integra o Laboratório.

Projeto – O adubo orgânico foi feito a partir da mistura das sobras de peixes,que, depois, são deixadas secar ao ar livre por cinco dias e, ao final, trituradas com galhos secos de árvores. O intuito, segundo o aluno, foi atrair reconhecimento para a região e solucionar o problema da escassez de solos ricos em propriedades naturais no município de Tucuruí. A alternativa ecológica desenvolvida no projeto mostrou-se importante para o desenvolvimento da ciência e para o avanço das pesquisas sobre o tema da agricultura em Tucuruí e em outros municípios do Estado, levando em consideração o resíduo de peixe como um elemento de fácil acesso, o que torna o custo do procedimento de adubo mais baixo.

Laboratório de Engenhocas – O Programa de extensão Laboratório de Engenhocas existe desde 2011, na UFPA, sendo localizado no Campus de Tucuruí e coordenado pelo professor Wellington Fonseca. É por meio de elementos didáticos e lúdicos que o projeto promove o ensino das Ciências Exatas aos estudantes de várias idades. Experimentos de Química, Física e Matemática são repassados em apresentações que reforçam o aprendizado teórico ensinado em sala de aula e capacita professores do ensino fundamental e médio, realizando a produção de experimentos pelo Laboratório de Engenhocas com materiais de baixo custo, o que incentiva a responsabilidade socioambiental.

Os alunos da Escola Rui Barbosa têm ampla participação em vários projetos científicos do Laboratório, a exemplo de um aquecedor solar de baixo custo, uma proposta de filtro ecológico e um protótipo de um semáforo alternativo feito com arduino - uma plataforma eletrônica de fácil manuseio. Todos os projetos foram apresentados na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace - 2013 e 2014). Além de desenvolver o interesse dos alunos do ensino básico por Ciência e Tecnologia, os projetos de extensão trabalham para aproximar esses jovens da iniciativa extensionista que, a cada ano, promove o compartilhamento do conhecimento científico com a sociedade.

Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução Facebook

Fim do conteúdo da página